domingo, 1 de novembro de 2009

Reiki e a Iniciação

Hoje decidi voltar a falar um pouco do que sinto em relação ao Reiki e à forma como ultimanente tenho sentido que esta técnica, tão benéfica, tem sido tornado tão vulgar.
O ser humano funciona por modas e às vezes nem se apercebe o quanto tornar algo de bom em coisa da moda, pode ser prejudicial.
O reiki tem vindo,ultimanente, muito à baila, quer em entrevista televisivas, quer em artigos de jornal.
Poderiamos considerar que tal facto seria bom para o Reiki, mas, no meu ponto de vista não o é explico porquê:
O reiki tem na sua simplicidade e eficácia toda a sua virtude. O reiki gere o controlo da energia Universal e permite aos seus utilizadores o acesso e esse controlo para o Bem Supremo de tudo e todos.
Quando tornamos algo sujeito às correntes da moda, o objectivo primário de um bem torna-se segundário e perde-se o benefício em troca de uma figura que em nada beneficia quem tem as mais puras intenções.
Agora pensam vocês que me lêem que estou doido, quanto mais falado mais lembrado pensarão vocês. Sim, seria verdade se o lembrar fosse de forma a que as pessoas utilizassem o Reiki na sua essência pura, que recorressem à sua aprendizagem para o Bem Supremo.
Quando se torna moda, nem sempre ou mesmo nunca, as pessoas se vão dedicar com afinco à prática e tal prejudica a essência do Reiki.
Fico triste quando vejo pessoas iniciar a aprendizagem e depois não porem em prática o que aprenderam, fico triste quando vejo que munimos as pessoas de ferramentas e que elas se recusam a utiliza-las.
Não basta ser iniciado para ser reikiano, é preciso aprofundar o conhecimento, com pratica , com pesquisa ,com aplicação e empenho.
O reiki é Amor Incondicional, é um bem estar.
Tenho por hábito comparar uma iniciação em Reiki, seja ela qual for a corrente, com o tirar da carta de condução; não é por ter a carta que somos bons condutores, seremos bons após longos periodos de pratica e após ter ganho experiência na condução.
Mas fico ainda mais triste quando vejo que as pessoas e alguns mestres fazem iniciações e deixam o aluno à sua mercê, sem orientação, sem bases de apoio.
A energia que o Reiki movimenta está ao alcance de todos e quando deixamos de praticar por "falta de tempo" fico triste. O que eu digo aos meus iniciados, é que estou cá para tirar todas as dúvidas, nemhuma pode ficar, nem pode ser considerada sem nexo. Mas mais do que eu possa dizer ou demonstrar, tem que partir de cada um o esforço de desenvolver as capacidades que todos temos.
Não se ponham em dúvida, pratiquem para o vosso bem Supremo e para o de todo o Universo.
A iniciação é o primeiro passo para uma longa caminhada, façam-na com alegria de quem tem acesso a algo de maravilhoso.
Não vou pintar o cabelo ou fazer uma dança para atrair as pessoas, quero só que os que se iniciem, seja comigo ou qualquer outro Mestre, aprendam que o mais importante não é ser iniciado, mas sim praticar.
Não se deixem ir em conversas quando vos dizem que este ou aquele é que é bom a inciar; Bom é aquele que pratica e que vos acompanhe quando necessitam, Bom são vocês que foram iniciados e que recompensam o Mundo com a vossa pratica.
Os outros não são nem melhores nem piores, são como vocês todos, um pocuo mais adiantados porque começaram mais cedo, somos todos iguais.
Quando procurarem um Mestre para serem iniciados, não procurem alguem quevos enchem as vistas, mas sim alguem que vos guie no caminho.Não existe Mestres perfeitos, existe os que sabem o que devem transmitir e como o transmitir, na sua Essência mais pura, que vos vão transmitir o que devem saber para iniciar a vossa jornada e como aprofundar os vossos conhecimentos e depois existe os outros...
Isto não é uma critica a ninguém, é um desabafo, uma tristeza, por ver que alguns, a troco de uma aparência, de uma moda, perdem a oportunidade de mostrarem na sua pureza, de algo tão bom como é o Reiki.
Um abraço luminoso para todos

Sem comentários: